Mais de 200 pessoas participaram na noite do dia 18 de novembro, no plenário da Câmara de Vereadores, do lançamento da revisão do Plano Diretor (PD) de Itapema. A iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico, é considerada um marco no desenvolvimento do município. Pois a revisão do Plano Diretor é a ferramenta necessária para o planejamento do crescimento ordenado da cidade nos próximos 10 anos.
O prefeito Sabino Bussanello, acompanhado da vice Maria Luci da Silva e do assessor especial de Planejamento e Projetos, Vilmar Soni Felske, foi o anfitrião da cerimônia de lançamento da revisão, que teve, ainda, a presença do vereador Luiz Carlos Vieira, representando o Legislativo Municipal. “Este é um momento histórico. A revisão do Plano Diretor exige muito trabalho, e vamos fazê-lo de forma democrática e participativa. São os cidadãos e cidadãs itapemenses que vão dizer em que cidade querem viver no futuro”, destacou Sabino.
O Vereador Professor Vieira afirmou que este ato exprime não só um momento de alegria, mas o compromisso com toda a comunidade itapemense. As dificuldades e necessidades da população podem ser resolvidas com a elaboração de um eficiente plano diretor.
Técnicos da UFSC, comandados pelo engenheiro e professor doutor Carlos Loch, apresentaram a metodologia de trabalho de revisão do Plano Diretor, com destaque às leis complementares municipais nos 7, 8, 9, 10 e 11. O conjunto dessas normas pode ser considerado o ponto crucial do crescimento de Itapema, porque são elas que instituem o Código de Obras, regulamentações do meio ambiente, parcelamento, zoneamento e uso do solo.
A revisão do Plano Diretor servirá de ferramenta para definir as diretrizes e as políticas de uso e ocupação do solo, ordenamento urbanístico e desenvolvimento sócio-ambiental. A revisão é um trabalho minucioso, e que levará meses. Antes de o novo projeto do Plano Diretor ser encaminhado à Câmara de Vereadores para análise, discussões e posterior votação, será realizada uma série de audiências públicas junto à comunidade, e também reuniões e oficinas com entidades de classe, associações de moradores, entre outros grupos organizados.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal (Adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário