sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lançamento da revisão do Plano Diretor de Itapema

Mais de 200 pessoas participaram na noite do dia 18 de novembro, no plenário da Câmara de Vereadores, do lançamento da revisão do Plano Diretor (PD) de Itapema. A iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico, é considerada um marco no desenvolvimento do município. Pois a revisão do Plano Diretor é a ferramenta necessária para o planejamento do crescimento ordenado da cidade nos próximos 10 anos.

O prefeito Sabino Bussanello, acompanhado da vice Maria Luci da Silva e do assessor especial de Planejamento e Projetos, Vilmar Soni Felske, foi o anfitrião da cerimônia de lançamento da revisão, que teve, ainda, a presença do vereador Luiz Carlos Vieira, representando o Legislativo Municipal. “Este é um momento histórico. A revisão do Plano Diretor exige muito trabalho, e vamos fazê-lo de forma democrática e participativa. São os cidadãos e cidadãs itapemenses que vão dizer em que cidade querem viver no futuro”, destacou Sabino.

O Vereador Professor Vieira afirmou que este ato exprime não só um momento de alegria, mas o compromisso com toda a comunidade itapemense. As dificuldades e necessidades da população podem ser resolvidas com a elaboração de um eficiente plano diretor.

Técnicos da UFSC, comandados pelo engenheiro e professor doutor Carlos Loch, apresentaram a metodologia de trabalho de revisão do Plano Diretor, com destaque às leis complementares municipais nos 7, 8, 9, 10 e 11. O conjunto dessas normas pode ser considerado o ponto crucial do crescimento de Itapema, porque são elas que instituem o Código de Obras, regulamentações do meio ambiente, parcelamento, zoneamento e uso do solo.

A revisão do Plano Diretor servirá de ferramenta para definir as diretrizes e as políticas de uso e ocupação do solo, ordenamento urbanístico e desenvolvimento sócio-ambiental. A revisão é um trabalho minucioso, e que levará meses. Antes de o novo projeto do Plano Diretor ser encaminhado à Câmara de Vereadores para análise, discussões e posterior votação, será realizada uma série de audiências públicas junto à comunidade, e também reuniões e oficinas com entidades de classe, associações de moradores, entre outros grupos organizados.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal (Adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário