quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Previdência quer atrair 1 milhão de informais


Até o fim do ano, cerca de 1 milhão de trabalhadores da economia informal deverão se cadastrar na Previdência Social como empreendedores individuais. A previsão foi divulgada nesta quarta-feira (11), pelo ministro, Carlos Eduardo Gabas. Para isso, a Previdência está realizando um trabalho em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outros órgãos, para alcançar a meta.

Esse trabalho, segundo o ministério, permitiu neste ano a formalização de 450 mil trabalhadores, que passaram a contribuir com a Previdência Social. Nesta terça-feira, foi realizada mais uma reunião mensal, a exemplo do que vem ocorrendo desde o início da parceria, para discutir novas formas de atração desse público.

Estão no grupo de trabalhadores informais que, potencialmente, podem cadastrar-se como empreendedores individuais e contribuir para a Previdência jardineiros, cabeleireiras, jornalistas que trabalham como freelance, manicures, vendedoras de produtos de beleza, piscineiros, encanadores, gesseiros, motoboys, transportadores de carga, dentre outros.

Para o ministério, muitos trabalhadores ainda não se cadastraram porque não sabem que podem fazê-lo, pagando apenas R$ 61,50 mensais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, com isso, ficar apto a receber amparo, em caso de doença, inclusive quanto ao recebimento de auxílio-doença e, no futuro, a aposentadoria.  
 
Por isso, a Previdência quer promover uma melhoria quanto à questão tecnológica de seu portal na internet, para possa fazer a adesão dos trabalhadores online. Pelos cálculos da pasta, isso permitirá à Previdência Social atrair um contingente de 10 milhões de trabalhadores que atuam por conta própria, na economia informal.

Para o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, a imprensa pode desempenhar papel importante na divulgação para esse público dos benefícios que pode ter, ”em forma de crédito e assistência técnica, ao registrar-se como trabalhadores no INSS". O presidente do INSS, Waldir Simão, assumiu a meta, na reunião multissetorial, de promover ações para a educação previdenciária, a fim de conscientizar o empreendedor individual sobre as vantagens da adesão.

Para saber sobre a adesão, os interessados podem ligar gratuitamente para o 0800-570-0800 ou para o telefone 135. Ou ainda acessar os sites do Ministério da Previdência e do Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário