quinta-feira, 8 de julho de 2010

Campanha quer incentivar itapemenses a separar material reciclável

Mesmo com uma coleta seletiva de lixo diária, Itapema só recicla 5% de todo o lixo que é recolhido na cidade. Segundo dados da Ambiental, empresa concessionária da coleta de lixo em Itapema, das 1.000 toneladas de lixo coletados todos os meses em Itapema, apenas 50 toneladas são separadas pelas pessoas para a coleta seletiva. Com dados ainda inexpressivos, a Prefeitura de Itapema, através do Grupo de Resíduos Sólidos, ligada a Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico está realizando ações educativas para sensibilizar a população quanto aos benefícios da reciclagem para o meio ambiente.

De acordo com o articulador governamental do grupo, Cristian Barbosa Dias, as ações incluem divulgação na mídia, palestras nas escolas da rede municipal de ensino, distribuição de panfletos, entre outros. Ele explica que tudo o que é recolhido na coleta seletiva é encaminhado para a Cooperitapema, uma cooperativa que seleciona e encaminha o material para reciclagem. “Atualmente, eles estão tendo dificuldades, pois tem recebido pouco material. Precisamos aumentar a quantidade de material reciclável coletado, para continuar a ajudar a cooperativa e o próprio meio ambiente”, diz Cristian.

O Grupo de Resíduos Sólidos se reúne todas as segundas-feiras, às 15h, na Sala dos Conselhos, na Prefeitura de Itapema. As reuniões são abertas à comunidade. O e-mail do grupo de trabalho é coletaseletiva@itapema.sc.gov.br.

Sobre a coleta
O caminhão da Coleta Seletiva trabalha dividindo a cidade em seis áreas, iniciando a coleta todos os dias às 8h.

Nas segundas-feiras cobre o bairro Meia Praia, entre as ruas 258 e 336, e entre as ruas 283 e 323.

Nas terças-feiras também acontece no bairro Meia Praia, entre as ruas 217 e 279, e entre as ruas 218 e 256.

Nas quartas-feiras cobre os bairros Morretes e Leopoldo Zarling, da Rua Isidoro Luiz Crispim à Rua 466.

Nas quintas-feiras acontece nos bairros Várzea e Tabuleiro das Oliveiras, da Rua Nicolau Manerich até a 617 e da Rua Isidoro Luiz Crispim a 432.

Nas sextas-feiras acontece no Centro, entre a Rua Carlos Romeu dos Santos e 165, entre as ruas 203 e 213, e entre as ruas 202 e 216.

Aos sábados cobre todas as ruas do Canto da Praia, Casa Branca, Alto São Bento, Ilhota e Sertãozinho. 

Fonte: www.itapema.sc.gov.br (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário