terça-feira, 28 de julho de 2009

Desafio social


Nos dias 5 a 7 de agosto, o governo brasileiro estará promovendo, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social, objetivando analisar os avanços e desafios encontrados por países em desenvolvimento na superação da pobreza e da desigualdade social e o papel que os Estados vêm desempenhando e podem desempenhar para melhorar as condições de vida de suas populações.

As políticas sociais em curso no Brasil têm se constituído em referência mundial no combate à pobreza e às desigualdades. Organismos internacionais vêm reconhecendo o empenho do governo Lula na formatação, implantação, monitoramento e avaliação dessas políticas, bem como os resultados para os segmentos mais pobres e vulneráveis da nossa população.

O Brasil tem participado de seminários e encontros internacionais, sendo a sua experiência requisitada por vários países. Os investimentos federais em programas de transferência de renda como o Bolsa Família, associados às políticas públicas de educação, saúde, assistência social e segurança alimentar, colocam o País em posição de vanguarda mundial no enfrentamento da fome, da pobreza e das desigualdades sociais.

Abolir a pobreza, fortalecer a democracia e construir um estado de bem estar social sustentável exigem um novo padrão de desenvolvimento com justiça social em todo o mundo. Ao lado do crescimento econômico com distribuição de renda, gerando os empregos necessários nas cidades e no campo, principalmente para a juventude, é preciso investir mais em conhecimento, com ênfase na qualidade da educação, de modo a criar as premissas para o desenvolvimento sustentável de novo tipo.

O mercado não tem como princípio a equidade social – este papel cabe ao Estado exercer. O neoliberalismo, em crise, aprofundou a pobreza, as desigualdades e a exclusão. Se formos capazes de enfrentar e superar esses desafios, redistribuindo os ativos, qualificando a educação e solidificando rede de proteção e promoção social, construiremos as bases de um novo mundo – mais justo e consciente.

Osvaldo Russo é estatístico e foi chefe de gabinete do Ministério da Educação e secretário nacional de Assistência Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário